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Publicado no Jornal da Tarde, 26/01/2000

Timidez no trabalho

A timidez atrapalha no trabalho? Tudo depende do tipo de tímido e do tipo de chefe que ele tem.

Durante muito tempo a timidez foi encarada como um problema pessoal do tímido. Hoje, as pesquisas mostram que ela é determinada pela interação do tímido com as forças do ambiente de trabalho - e da cultura em geral.

Dada a natureza trepidante do mundo do trabalho, a timidez pode tornar as pessoas menos eficientes, é verdade. Os tímidos geralmente necessitam de mais tempo para se ajustar a situações novas e interagir com estranhos e superiores.

Por outro lado, a maioria dos chefes e colegas de trabalho da atualidade é pouco paciente com quem demora para esquentar seus motores. A tolerância está cada vez mais rara no trabalho. Por isso, são comuns as avaliações apressadas sobre o funcionário tímido: "Ele é boa gente, mas é devagar demais...".

Entretanto, os tímidos fazem tudo o que os extrovertidos fazem. Eles estudam, se formam, namoram, casam, têm filhos, ganham a vida, etc. A única diferença é que requerem mais tempo diante de situações novas.

Mas, uma vez superada a dificuldade inicial, os tímidos entram de cabeça nas tarefas e procuram ser os melhores. Nas relações íntimas os tímidos são envolventes e tendem a ir fundo. Repetindo, eles precisam de mais tempo para chegar lá. Mas, uma vez chegando, dão um show de afeto e sinceridade.

Afinal, por que os tímidos demoram para engrenar? Isso tem a ver com a dinâmica da timidez que, por sua vez, é determinada pela interação de fatores pessoais com fatores sociais. Ao entrar numa roda nova de colegas de trabalho, por exemplo, os tímidos tendem a se comparar com os mais extrovertidos do grupo. É claro que a comparação lhes sai desfavorável. Eles concluem que tudo o que disserem tem de ser perfeito e esplendoroso. Isso agrava o seu problema. Eles ficam ensaiando consigo mesmo. Pensam e repensam nas palavras a serem usadas. Demoram. E ficam mais tímidos.

Pior do que isso, os tímidos tendem a achar que os seus novos colegas estão identificando as suas fraquezas. Freqüentemente estão mesmo. Os tímidos percebem esses sinais no ar e acabam se esquecendo que muita gente é dominada pela timidez quando entra em um novo ambiente.

As pesquisas mostram que, diante de estranhos, 75% das pessoas mostram condutas tímidas. Quando entram numa nova roda social, cerca de 71% dos indivíduos comportam-se timidamente diante do sexo oposto, e 56% diante do mesmo sexo. Cerca de 48% das pessoas se mantém tímidas durante um bom tempo quando começam a trabalhar em uma nova empresa (Bernardo Carducci, Shyness: The New Solution, in Psychology Today, Janeiro de 2000).

Mas, a timidez pode ser reduzida e, sobretudo, entendida e trabalhada pelo tímido, assim como aceita pelo grupo. Quando isso ocorre, a satisfação aumenta.

Por isso, para você que é chefe, vale à pena conceder uns minutos a mais para os tímidos. Eles podem trazer boas surpresas e ajudar muito no trabalho. E para você que é tímido, procure lidar com a timidez. Não tente contrariar a sua natureza e sair contando piada na hora em que todos esperam concentração. Nem pense em ingerir bebidas alcoólicas e outras drogas para exibir uma extroversão artificial. Assuma a sua timidez. Procure chegar adiantado nas reuniões. Não se preocupe com o seu silêncio inicial. Comece a conversar com quem já chegou. Revele o que você já sabe. Seja franco sobre o que não sabe. E enfatize muito a enorme vontade que você tem de saber mais.